segunda-feira, 25 de novembro de 2013

“Campanha Fique Sabendo” Ação municipal realizará três dias de testagem rápida para diagnóstico do HIV.

O Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará mais uma “Campanha Fique Sabendo”. A iniciativa será lançada amanhã (26), na Praça da República, centro da capital paulista.

O objetivo da ação é orientar a população sobre a importância do sexo seguro e diagnóstico precoce do HIV, que reduz os riscos do tratamento tardio e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/Aids. “A ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV é uma importante estratégia de prevenção e uma das prioridades do Programa Municipal”, explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, Eliana Battaggia Gutierrez.

Nos dia 26 e 27/11, a atividade acontecerá das 10h às 16h e no dia 28/11, das 9h às 13h. A expectativa é realizar cerca de 500 testes rápidos durante os três dias.
Em 2012, foram realizados no Município de São Paulo 408.625 mil testes para diagnóstico do HIV pelo método convencional - por exame de sangue convencional - em toda a cidade e 31.922 testes rápidos na rede municipal especializada. “A realização de campanhas para oferta de testes rápidos de HIV em locais de grande concentração de pessoas tem contribuído para ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e ao cuidado em saúde”, complementa Eliana.


Teste rápido
O teste rápido é uma metodologia prática e segura, que permite saber o resultado em menos de 30 minutos. A metodologia foi implantada no município de São Paulo em 2006 e, desde então, cerca de 400 profissionais da saúde foram treinados para realizá-lo nos serviços especializados em DST/Aids, Unidades Básica de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas e maternidades. Atualmente, ele representa 48,9% do total de exames anti-HIV realizados na rede municipal especializada.
A testagem é gratuita e está disponível em todos os serviços municipais especializados em DST/Aids, assim como a retirada de preservativos e a realização de testes para sífilis, hepatites B e C. Além disso, nesses locais, os paulistanos recebem orientação e tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis.

Programa Municipal DST/Aids
O município tem 25 serviços especializados em DST/Aids, sendo 10 Centros de Testagem e Aconselhamento e 15 Serviços de Assistência. Informações sobre o local mais próximo de seu trabalho ou de sua residência podem ser obtidas no site www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br.

Serviço

Campanha Fique Sabendo
Data/hora: 26 e 27/11, das 10h às 16h, 28/11, das 9h às 13h
Local: Praça da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário