sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Centenário de Luiz Gonzaga

 O centenário de Luiz Gonzaga foi comemorado com muito arrasta-pé no Centro de Tradições Nordestinas que leva o nome do músico, em São Cristóvão, na noite desta quinta-feira (13). Muita gente se divertiu ao som dos ritmos consagrados pelo talento de Gonzagão: xote, xaxado, baião.
A sanfona foi a grande atração ao longo de todo o dia, no Centro de Tradições Nordestinas. No espaço, também foi montada uma exposição em homenagem ao Rei do Baião. A mostra Luiz Gonzaga do Brasil reúne objetos usados pelo artista, fotografias e obras de arte. Tudo, sempre, com muita música.
A música de Gonzaga continua viva por ser uma obra prima da cultura popular, mas a nossa realidade mudou. Há muito por caminhar, mas grande parte do caminho foi feito. Gonzaga gostaria de ver a volta de grande parte dos migrantes nordestinos para o Nordeste. Sem perdermos nossas raízes culturais, principalmente a musical, hoje já podemos fazer novos baiões, novos xotes, novos rastapés, um novo forró, para a alegria nordestina que nunca morre. Nesses cem anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião vai fazer a festa no céu enquanto nós a faremos aqui na Terra, até o dia que Deus permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário